sexta-feira, 28 de novembro de 2008

BPN: A Casa Pia do PSD?

Ou me engano muito ou corre-se o risco do BPN estar para o PSD como a Casa Pia esteve para o PS. Se assim for, ainda haverá muito a saber-se até que, num determinado momento, a coisa seja travada antes que não sobre pedra sobre pedra desta III República.

Explico. Como se sabe, a Casa Pia acabaria por levar à demissão da liderança de Ferro Rodrigues do PS. O resto, como se costuma dizer, é História. Ferro acabou por não ser primeiro-ministro e o PS virou à direita com Sócrates.

No BPN, todos os nomes que têm saído nos jornais apontam para um denominador comum: cavaquistas. Com o claro propósito de fragilizar o Presidente da República. Tendo em conta que, actualmente, na liderança do PSD está também uma conhecida cavaquista, não me surpreenderia que, involuntariamente, Manuela Ferreira Leite acabe por ser sacrificada em nome de um interesse superior.

Dito de outra forma. Há sectores do PS e também do PSD que não vêem com bons olhos a estreita ligação que existe actualmente entre o Palácio de Belém e a Rua de São Caetano à Lapa. Para isso, nada melhor do que, fragilizando o PR, acabem também por atingir a actual Direcção Nacional laranja.

E, se pelo meio, se conseguir afastar alguns elementos do PS que podem fazer sombra ao primeiro-ministro, melhor. Aliás, não tendo nada a ver com este caso em concreto, não deixa de ser interessante notar que António José Seguro, embora continuando a marcar o seu caminho, já fez saber que não será (ainda?) candidato contra Sócrates…

A minha aposta – tendo em conta que Pedro Passos Coelho já se iniciou nos circuitos dos jantares de carne assada e que Marcelo Rebelo de Sousa já sossegou as hostes ao deixar claro que, se for preciso o PSD não fica órfão – é que até ao final do ano/inícios de 2009, haverá ainda algumas novidades nesta matéria.

Resta saber se Manuela Ferreira Leite terá a determinação que, no momento chave faltou a Luís Filipe Menezes. Comme d´habitude, quando está na oposição, o PSD é sempre um partido interessante para se acompanhar.