segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Crime sem castigo


Depois do suspense criado, que levou o PR a parar meio mundo nas férias de Verão por causa do Estatuto dos Açores, após ter-se dado ao trabalho de fazer saber que podia, quase impunemente, deixar cair este mesmo Estatuto que nada de sancionatório iria ocorrer, afinal parece que Cavaco Silva vai mesmo promulgar este famigerado diploma do Governo.

E, embora não concorde com o mesmo, vai dar-se ao trabalho de explicar (novamente!!) aos Portugueses porque é que toma esta decisão. Parem as máquinas, dir-se-ia na gíria jornalística!

No meio de um Natal em crise, de um fim-de-ano sombrio e de um 2009 cheio de incertezas, está-se mesmo a ver que o País vai parar para ouvir o que o Senhor Presidente da República tem a dizer sobre esta matéria. Que, aliás, para o comum dos mortais, é explícita e prioritária!

Eu acho que, por este andar, os Portugueses só começam a levar a sério o Chefe de Estado quando Cavaco Silva for consequente com o alegado clima de guerrilha institucional que parece estar a agravar-se. Até lá, é um bocado como o Dr. Jorge Sampaio. Ninguém o levava muito a sério até ao dia em que mostrou que tinha poder, vontade e força para dissolver a Assembleia da República.