quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Será a primeira baixa? Ou uma nova oportunidade de emprego?


A notícia de que António Sampaio e Mello saiu da liderança do Gabinete de Estudos do PSD para aceitar uma proposta irrecusável nos EUA é, no melhor cenário, apenas uma boa notícia para o próprio.


Explico. A serem verdade os boatos de que Sampaio e Mello não terá gostado do protagonismo dado pela Direcção Nacional do PSD a Alexandre Relvas e ao Instituto Francisco Sá Carneiro e que, por isso, aproveitou a oportunidade norte-americana para mudar de ares, mostra que algo de muito errado se passa.

Até pode não ter nada a ver a contestação que se começa a fazer sentir em alguns sectores do PSD a esta liderança com a saída de Sampaio e Mello. Se assim for, até pelo respeito que Sampaio e Mello nutre pela líder do PSD, deveria publicamente desmentir alegadas divergências.

Mas o facto é que esta retirada de cena do responsável - numa altura em que Ferreira Leite começa a estar sob fogo cerrado - poderá indiciar que a prazo existirão novidades no PSD.

Já se sabia que os sociais-democratas têm alguma dificuldade em conviver entre si na oposição. Veja-se, no passado, o que aconteceu com Marcelo, Durão e Nogueira. Mas agora - certamente fruto da voragem dos media - os líderes do PSD parecem não conseguir aguentar-se no cargo. Ferreira Leite terá ainda margem de manobra para inverter a tendência?