quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

O fim de Santana?


O PSD confirmou aquilo que há muito já se sabia: Santana Lopes é o candidato à Câmara de Lisboa. Algumas notas sobre esta decisão:


1 - Santana é um animal político e, à semelhança do que aconteceu em 2001, poderá surpreender tudo e todos, até porque, como se sabe, a gestão socialista na CML tem sido tudo menos pacífica.


2 - Se Santana ganhar, ganha também o PSD e também Ferreira Leite, que vê, contra todas as possibilidades, os sociais-democratas reconquistarem a maior câmara do País.


3 - Se Santana perder, não terá grandes margens de manobra de se insurgir contra a actual liderança que, apesar de ter tudo para o colocar de lado, lhe deu um novo palco para brilhar.


4 - Ainda se Santana perder, o ex-PM perde também todos os palcos políticos mediáticos. Em primeiro lugar porque não estou a ver Santana a ficar vereador numa casa que já mandou. E, em segundo lugar, porque é imposição do partido que os candidatos autárquicos não sejam candidatos a deputados, o que quer dizer que Santana perderá o palco da AR.


5 - Não sou ingénuo e sei que a aposta em Santana Lopes por parte de Ferreira Leite teve naturalmente, água no bico. Agora também sei que Santana foi várias vezes dado como politicamente morto e tem mostrado capacidade de ressuscitar quando menos se espera.


Por isso, continuo a dizer que nada está perdido em Lisboa e Santana até pode acabar por se revelar uma boa escolha. Resta saber se era isso que Ferreira Leite tinha em mente quando convidou o ex-PM para este desafio eleitoral.