terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Lisboa a aquecer


Santana Lopes tem este efeito formidável: mal mete a cabeça de fora, começam as preocupações de terceiros em relação não apenas ao que o ex-PM pode fazer ou dizer, mas acima de tudo, ao que, de facto, pode realmente conseguir.

Já aqui escrevi que não acho que as eleições em 2009 em Lisboa sejam favas contadas, nem para António Costa, nem para Santana Lopes. Aliás, começo a pensar que, se o PS e a esquerda continuam a dar tiros nos pés à velocidade que estão, Santana regressará triunfalmente a Lisboa.

A história lançada por Costa da Cigarra e da Formiga não lembra ao careca. E Costa tem um handi cap brutal que se chama José Sá Fernandes que, agora repudiado pelo Bloco, tudo fará para se colar ao PS.

Se juntarmos a isso a desunião mais que provável da esquerda - com Helena Roseta a avançar em listas próprias e/ou com o apoio do BE, temos os ingredientes que poderão, desde logo, fazer tremer o barco. Acresce ainda que há a possibilidade, real, do PSD e CDS irem juntos em Lisboa, o que poderá ter como resultado o regresso da direita à capital. Como insistem em dizer os seus críticos, Santana nem precisará de fazer o papel de vítima e lembrar que os seus últimos anos de responsabilidades Executivas foram, acima de tudo, uma enorme sacanagem contra o próprio.