terça-feira, 16 de agosto de 2011

O capitalismo morreu

O que se assiste nos últimos alguns anos no mundo mostra que o capitalismo como sistema acabou. Depois de décadas infindáveis a promover o bem-estar da sociedade em geral e do indivíduo em particular, após ter dado a oportunidade para a Europa se reconstruir no pós-guerra e de ter vencido a luta ideológica contra o socialismo, o capitalismo degenerou para um monstro incontrolável que está a destruir tudo aquilo que as sociedades obtiveram nas últimas décadas.

Os acontecimentos de Londres, que nos chocam porque acontecem na velha Albion e não num qualquer país distante, são a prova viva que as sociedades perderam tudo e agora tudo fazem porque não têm mesmo mais nada a perder. Primeiro perderam valores ou trocaram-nos em nome da igualdade e do politicamente correcto, depois venderam ideais e ideologia porque todos o faziam. Agora é o salve-se quem puder, quando puder.

Pelo meio, governos foram sendo cilindrados por grupos económicos que visam o lucro a qualquer custo e que foram crescendo à sombra de um Estado que há muito os deixou de controlar. Lá como cá.

O capitalismo criava desigualdades, é verdade, mas permitia oportunidades. Este capitalismo desenfreado que hoje temos apenas promove a riqueza excessiva de poucos para a miséria cada vez maior de muitos. Salvo erro, foi Ângela Merkel que disse que era chegado o tempo dos privados ajudarem o Estado depois deste os ter ajudado durante décadas. Mas, tirando casos pontuais, o silêncio é de ouro. Empresas, empresários e capital aguardam por melhores dias, em que o Estado volte ao regabofe de apoiar indiscriminadamente quem deveria contribuir para a riqueza nacional.

Mas os recursos secaram e os tumultos estão na rua. Na Europa, atacada como nunca, todos vaticinam o fim do euro e a implosão de um modelo que manteve a paz no continente durante as últimas décadas. Estamos a viver o estertor da União Europeia e do capitalismo.


Em 1989, com a queda do muro de Berlim, percebemos que o sistema socialista tinha falhado. Duas décadas mais tarde, começamos a perceber que o sistema capitalista terá também os dias contados. O mundo vai mudar e tentar adaptar-se aos novos tempos e às novas realidades. Porque o socialismo falhou e o capitalismo também.