sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Outra vez???

A conferência de imprensa do Ministro das Finanças foi preparada certamente com cautela, as fugas para a Comunicação Social pensadas e a estratégia delineada. Ontem, supostamente, o Governo iria anunciar hoje cortes na despesa pública do Estado, que iriam permitir continuar no bom caminho e confirmar à troika a determinação deste Executivo.

Hoje, Vítor Gaspar pouco falou das medidas de contenção da despesa e do que fica da declaração sem direito a perguntas é o anúncio que o Governo vai aumentar de 6% para 23% a taxa de IVA para o gás e a electricidade, o que permitirá um encaixe estimado de 100M€.

Os senhores ministros e o PM estiveram reunidos durante 10 horas. E, uma vez mais, o que fica dessa reunião são, afinal, medidas para o Estado aumentar a receita à custa dos mesmos? Não percebo.

Bem pode o ministro das Finanças dizer que esta medida constava da troika já a partir do próximo ano e que este aumento irá ser minorado pela tarifa social para ajudar os mais necessitados. O problema, senhor Ministro, é que a classe média – se é que ainda existe classe média em Portugal – já são milhares de famílias necessitadas a viver na corda bamba e com pouca margem de manobra para sobreviver.

Muitas famílias hoje em dia contam todos os cêntimos para conseguir chegar ao fim do mês e ficam desfalcadas com alguma despesa extra que possa surgir. Estas são realidades que a classe política não consegue entender – a pobreza escondida - mas que tinha a obrigação de o fazer. No final de contas, foram eleitos, com muita esperança, por milhares de pessoas que achavam que tudo poderia ser diferente…

Senhor Ministro: Para quando o fim do regabofe no Estado, em empresas públicas, Câmaras Municipais e Regiões Autónomas? Se precisar de algumas dicas, é só pedir. Infelizmente, sei de muitas histórias de inúteis e perdulários que usam e abusam do Estado a seu bel-prazer…