quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O fim do british humour

O Reino Unido foi sempre conhecido pela sua vertente democrática de séculos. O reverso da medalha, no caso do Império Britânico, resume-se à forma como a velha Albion lidou com tudo o que era diferente no seu território.

A tradição levou a devoção do King/Queen and Country a vários pontos do globo. Hoje, o Reino Unido já não é o Império onde o sol nunca se põe, mas a sua influência mantém-se, quer através da Commonwealth of nations, quer através de séculos de domínio britânico.

Mas o Reino Unido, tal como a "sua" Índia, sempre teve um “sistema de castas”, invisível, que condicionou e condiciona a sociedade. Os colégios elitistas, os clubes, a monarquia e a nobreza sempre se deram com alguma dificuldade com o povo. Convivem separados e influenciam ainda nos dias de hoje a sociedade e os territórios por eles administrados ao longo de séculos. O Apartheid na África do Sul foi a consequência lógica da herança britânica; a sociedade de castas na Índia acentuou-se com o domínio de Sua Magestade…

Mas apesar disso, ou por causa disso, temos um povo que consegue rir de si próprio, das suas tradições, do seu elitismo e dos seus imigrantes. O british humour evoluiu para patamares que, em qualquer país do mundo, levaria a queixas e tumultos. Os britânicos são os primeiros a criticarem-se, a fazer humor com a tradição do "chá das cinco" e conseguem ter minorias (indianos, paquistaneses, africanos) em programas de humor onde são evidenciadas as tradições e, às vezes, o non sense destas comunidades em Inglaterra.

Contudo, os recentes tumultos em Londres e em várias cidades do Reino Unido colocaram a nu as fragilidades deste “sistema de castas”. Excluídos sociais, imigrantes, criminosos, descontentes, foram vários os epítetos chamados a quem, nas últimas semanas, se dedicou a saquear e a destruir propriedade alheia, a sua maioria imigrantes e elementos de classes desfavorecidas que, independentemente da cor da pele só podem ter um nome: bandidos.

Depois de ter divulgado um programa que analisava os distúrbios em Londres e que dava pelo nome de “Is there a problem with young black men?” a BBC viu-se obrigada a pedir desculpas à comunidade africana após terem chovido críticas de vários países ao título escolhido. O humor aqui não tem, obviamente, lugar, mas é um sinal que, paulatinamente, até Londres vai cedendo ao politicamente correcto. Será que um dia deixarão de conseguir rir de si próprios?